abertura de empresa de segurança

Como abrir uma empresa de segurança privada

Aprenda o passo a passo de como preparar, legalizar e constituir sua própria empresa de segurança privada.

Neste artigo abordaremos os requisitos necessários para realizar a abertura de uma empresa de Segurança ou Vigilância Patrimonial desde o zero até o seu total funcionamento. E além disso, demonstraremos quais são os principais erros que impedem ou atrapalham a maior parte das pessoas à registrar sua empresa.

Uma empresa de Segurança Privada é legalizada e regulamentada por lei, há um processo diferente dos outros tipos de empresa, onde somente é necessário ir no contador, que ele mesmo realiza o procedimento da abertura junto a junta comercial do seu estado.

Contudo, as empresas no ramo da segurança precisam de autorizações diferentes de uma empresa comum, então de acordo com isso, preparamos este artigo para desmentir as falsas informações que podem fazer você perder seu tempo e principalmente dinheiro na hora de abrir sua empresa.

Então, vamos lá!

Qual é o primeiro passo?

Primeiramente, é necessário escolher o nome e a identidade da empresa.

Embora pareça meio óbvio, esse critério é de extrema importância para dar sequência nos registros, pois, se o nome escolhido já estiver em uso ou conter uma escrita ou fonética similar, o processo de legalização será anulado, causando problemas posteriores.

O nome escolhido deve ser único e exclusivo da empresa, então antes de mais nada, defina o nome da sua empresa e verifique se o mesmo já não está sendo utilizado.

Após escolher o nome, vamos para os 5 principais pilares que você precisa saber antes de iniciar o processo de legalização da sua empresa.

Vamos começar pelo artigo 4º da portaria 3.233.

1. Capital social mínimo para abertura da empresa.

Para podermos dar inicio ao processo de legalização, precisamos comprovar um certo capital mínimo necessário para dar sequência nos registros.

Nessa etapa, bastante gente se confunde e não entende de fato como é feito para comprovar esse valor relativamente alto.
No entanto, podemos comprovar esse capital de forma simples e prática.

Conforme a data que este artigo foi escrito (ano de 2020), o valor mínimo necessário é de 100 MIL UFIRS (R$1,0641 cada UFIR) ou seja, o valor mínimo de capital é de R$106.410,00 REAIS.
Entretanto, este valor tende a aumentar ao decorrer dos próximos anos.

Então o momento mais oportuno para abrir sua empresa e aproveitar o valor atual é agora!

No entanto, você deve estar pensando, nossa tudo isso de dinheiro? Será que eu realmente tenho esse dinheiro disponível para a abertura da empresa?

Calma, vamos te explicar como podemos comprovar esse capital.

De acordo com o artigo 4º da portaria 3.233/12, esse capital pode ser demonstrado das seguintes formas:

  • Em espécie (dinheiro na conta), que é a maneira mais fácil para agilizar o processo.

  • Com veículos, que também pode ser utilizado como uma forma de demonstração de patrimônio, onde você pode constatar 01 ou mais veículos que juntos agreguem o valor necessário. (Lembrando que os veículos precisam ser integrados em posse e propriedade da empresa)

  • Com imóveis, onde você pode estar transferindo uma propriedade de valor agregando igual ou maior ao necessário para a propriedade da empresa.
  • Resumidamente, você não precisa dispor de todo esse dinheiro acumulado em espécie, podemos comprovar essa renda através de outras formas e sem maiores problemas.

    2. Sócio não pode conter penalizações criminais

    Conforme as legislações regentes, os sócios da empresa não podem conter nenhum tipo de penalização criminal.

    E além disso, pelo fato de que agentes públicos não podem registrar a empresa em seu próprio nome, é bem comum vermos tentativas de registros em nome de amigos, sócios, parentes e afins.

    Dessa forma, realizar uma análise com antecedência é essencial para evitarmos penalizações durante o processo.

    3. Veículo com sistema de comunicação

    É necessário no mínimo 01 veículo disponível com sistema de comunicação vinculado ao sistema GESP (Sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada) e 100% a dispor da empresa.

    De acordo com o que a lei determina, a empresa deve ter uma viatura própria para suas atividades, com identificação adequada e com os itens necessários de segurança e comunicação.

    4. Instalações físicas adequadas

    Se você quer agilizar o processo da sua empresa e poupar gastos, atente-se aos requisitos impostos para as instalações do prédio, pois um item fora dos padrões, já é o suficiente para impedir o registro da empresa. Assim, sendo necessário requerer outra guia para polícia federal e reiniciar o processo de vistoria.

    E que guias são essas?

    Conforme entramos com o processo de legalização da empresa, se torna necessário efetuar o pagamento de duas guias junto a policia federal, uma delas é para o certificado de segurança privada e a outra é referente a vistoria da sede da empresa.

    Entretanto, se no momento da vistoria as instalações não estiverem de acordo com os padrões requeridos, o processo será recusado e será necessário remarcar outra, mas vale lembrar que, cada vistoria dessa tem um certo custo.

    Contudo, é de suma importância se atentar e revisar com calma todas as etapas necessárias para a vistoria.

    E quais são as instalações físicas necessárias?

  • Prédio de uso exclusivo para empresa de segurança (Prédio que não divide espaço com mais nenhuma empresa, ambiente próprio para as atividades de segurança)
  • 01 sala para o setor administrativo obrigatório
  • 01 sala para o setor operacional obrigatório
  • Sistema de comunicação dentro da empresa
  • Sistema de comunicação para as viaturas
  • Local adequado para guarda de armas
  • Vigilância 24 horas (Pode ser feito por pessoas no local ou sistema de monitoramento de alarmes e câmeras)
  • Pelo menos 01 vaga de garagem coberta (É obrigatório que a garagem seja fechada)
  • 5. Seguro de vida coletivo

    De acordo com as leis da segurança privada no Brasil , é necessário que o seguro de vida coletivo seja contratado de imediato, antes mesmo da prestação de serviços e expansão da empresa.

    Portanto, não esqueça de contratar esse seguro para os seus colaboradores, ele pode ser requerido facilmente e em pouco tempo.

    E essas são as principais exigências para a legalização de uma empresa de segurança privada.

    Se você se adequar a todos os requisitos, abrir sua empresa não é mais uma coisa impossível, dê o primeiro passo e faça parte de um dos ramos que mais cresce no Brasil.

    Resumidamente, esses foram os principais requisitos para legalizar sua empresa sem maiores problemas.
    Se restou alguma dúvida ou se precisar de alguma ajuda com a burocracia desses processos, pode contar com a gente!

    Caso queira abrir sua empresa em um curto período de tempo e começar a lucrar com suas atividades sem ter problemas ou preocupações com as burocracias envolvidas, e ainda aprofundar seus conhecimentos no ramo, você pode requisitar uma Consultoria da Multi clicando aqui, que fazemos todo o processo para você!

    Eai, gostou do artigo? Nos conte o que achou!

    4 comentários em “Como abrir uma empresa de segurança privada”

    1. Cícero Leopoldo da Silva

      Obrigado pela explanação achei interessante e vou me organizar para tentar abrir
      Eu tenho um CT e clube de tiro sou instrutor de artes.marciais e IAT . Logo entrarei em contato
      Grato

    2. Bom dia,já tenho uma empresa que consta no cnae vigilância privada, gostaria de credenciar na Polícia Federal, a única dúvida que tenho que sou Guarda civil, qual o custo desse processo?

    3. Multi Consultoria

      Que bom que gostou do nosso conteúdo Ronei!!
      Caso pense em abrir sua própria empresa no ramo da segurança, também contamos com uma assessoria exclusiva para realizar tal abertura!!
      É só entrar em contato que estamos a disposição. =)

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